Planeje sua semana

27/09/2017 |

O tema planejamento é item básico em qualquer desenvolvimento profissional quando se deseja ter sucesso.

O ato de planejar solicita um fator essencial que, às vezes, é esquecido: o objetivo, meta ou goal. Para desenvolvê-lo é importante, primeiro, ter claro o que se quer.

Saber qual é o estado desejado para iniciar um planejamento é o estimulo que faz toda a diferença. Quando o objetivo está especificado e faz sentido numa escala de valor para o profissional, planejar torna-se uma atitude que oferta satisfação e resultados.

Os benefícios são inúmeros. O mais fascinante, talvez, seja a possibilidade de fazer melhor e em menos tempo quando há planejamento e follow up! Além de criar condições para mudar com flexibilidade. Qualquer mudança pode ser realizada com tempo hábil quando o planejamento foi desenvolvido com prazos e acompanhamento dos mesmos.

O segredo para ter essa liberdade e flexibilidade é desenvolver um planejamento com foco para ser estratégico.

Pode-se começar a planejar sempre. Agora, no início da semana essa atitude é muito eficiente. Ela garante que o planejamento se faça presente para a semana.

Pause um pouco, algo em torno de 15 a 60 minutos, e pense. Afinal, planejar é economizar tempo e ganhar tempo.

Escolha um espaço e organize o que está em suas mãos. Lembre-se de que organizar como lidar com o que está em outras mãos é outro item de sucesso num planejamento. Considere o que depende do gestor, dos colaboradores, dos pares, dos fornecedores e dos clientes e defina como irá fazer a gestão.

Lembre-se: o planejamento tem atitude, prazo e resultado. Pergunte-se sempre:

"Para que" vou fazer algo?

"Como" irei desenvolver?

"Quem" mais está envolvido?

Quais "capacidades" são importantes para realizar?

Para ser simples, faça as perguntas e construa as suas respostas. E acompanhe suas ações, para ter a certeza que o planejamento oferta flexibilidade e te faz ganhar um bem mais que precioso hoje: o "tempo".

Texto: Marcia Dolores